sexta-feira, 4 de março de 2011

Escrever não é tão simples quanto parece...

"Muitas pessoas acreditam que aqueles que redigem com desenvoltura executam essas tarefa como quem respira, sem a menor dificuldade, sem o menor esforço. Não é assim. Escrever é uma das técnicas mais complexas que o ser humano pode realizar. Faz rigorosas exigências à memória e ao raciocínio. A habilidade mental é imprescindível para que todos os aspectos envolvidos na escrita sejam bem articulados, coordenados, harmonizados de forma que o texto seja bem sucedido.

Conhecimentos de natureza diversa são acessados para que o texto tome forma. É necessário que o redator utilize simultaneamente seus conhecimentos relativos ao assunto que quer tratar, ao gênero adequado, à situação em que o texto é produzido, aos possíveis leitores, à língua e suas possibilidades estilísticas. Portanto, escrever não é fácil e, principalmente escrever é incompatível com a preguiça.

A tarefa  pode ir ficando paulatinamente mais fácil para profissionais que escrevem muito, todos os dias, mas mesmo esses testemunham que escrever é um trabalho exigente, cansativo e, muitas vezes, frustrante. Sempre queremos um texto ainda melhor do que o que chegamos a produzir e poucas vezes conseguimos manter a linguagem escrita todas a sutilezas da percepção original acerca de um fato ou um pensamento.

O que admiramos na literatura é justamente essa especificidade, essa possibilidade de expandir pela palavra escrita emoções, pensamentos, sensações, significados, que nós, leigos, não conseguimos traduzir com prioridade."

 "Técnica de Redação- O que é preciso saber para bem escrever- fragmento"


" ...Porque o escrever - tanta perícia, 
Tanta requer,
Que ofício tal...nem há notícia
De outro qualquer"

Olavo Bilac

"Escrever é mais transpiração que inspiração"

Professora Regina Celli







Nenhum comentário:

Postar um comentário